quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SAÚDE

Chá-verde
Não é à toa que ele está na moda. Pesquisas mostram que o consumo de, no mínimo, três xícaras por dia aumenta a proteção contra vários tipos de câncer, além de fortalecer o sistema imunológico.
Chá oolong
Rico em antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce e ajuda a fortalecer o coração. De acordo com os estudiosos do Centro de Pesquisa em Nutrição de Beltsville, nos Estados Unidos, ele também auxilia no emagrecimento. Cinco xícaras por dia aumentam a queima de energia em cerca de 300 calorias.
Chá preto
Um estudo da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, comprovou que cinco xícaras de chá preto por dia diminuem o LDL, o colesterol ruim. Os resultados foram obtidos com apenas 12 semanas de consumo.
Castanha-do-pará
É um curinga para quem segue a dieta vegetariana, porque contém excelsina, proteína considerada completa. Mas a sua maior vantagem é garantir altas doses de selênio, substância que age no funcionamento cerebral e atua como antioxidante. Como o Brasil apresenta um solo pobre desse mineral, os vegetais provenientes dele também o são. No entanto, uma única castanha-do-pará por dia é suficiente para atingir a cota diária recomendada, de 70 microgramas.
656 cal
Pistache
Ótima fonte de cálcio e proteínas, é muito rico em vitamina B6, necessária para a produção dos hormônios e também para a formação de vários neurotransmissores.
640 cal
Amendoim
Entre seus segredos, além das proteínas, estão o potássio – responsável pelo equilíbrio dos líquidos no organismo – e as vitaminas do complexo B – que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso. Em mulheres grávidas, pode aliviar bastante as ondas de azia.
570 cal
Macadâmia
De todas as frutas secas, é a que mais contém as benéficas gorduras insaturadas. É também a campeã em calorias.
702 cal
Avelã
Tem vitamina E e muito cálcio, que ajuda a manter a saúde dos dentes e dos ossos. Para quem não consome leite e derivados, é uma ótima alternativa.
633 cal
Amêndoa
Contém vitamina E, poderoso antioxidante que protege o coração. Outro ponto forte é a quantidade de fibras, fundamentais para o intestino.
589 cal
Castanha de caju
Boa fonte de fósforo, ferro, sódio, potássio e proteínas, ela é também altamente energética. Por conter um óleo irritante, que causa queimação no aparelho digestivo, deve ser consumida torrada. Os indígenas, aliás, já sabiam que o aquecimento torna o óleo inativo.
609 cal
Noz
Rica em ácido graxo alfa-linolênico ômega 3, uma gordura insaturada. Também contém cobre, magnésio, potássio e arginina, aminoácido importante para a circulação. É ainda um excelente moderador de apetite, aumentando a sensação de saciedade. Cinco unidades antes da refeição diminui a fome.
651 cal


Os benefícios da pimenta

 
saude-beneficios-pimenta-stockbyte
Pode caprichar na pimenta. Além de dar aquele realce à comida, ela tem propriedades antioxidantes, protegendo o organismo dos radicais livres e retardando o envelhecimento. Também é rica em vitaminas. As superpicantes malaguetas verde e vermelha, por exemplo, contêm muita vitamina A e C. A variedade doce, por sua vez, ajuda a prevenir o câncer. “Além disso, provocam a liberação de endorfina, substância fabricada pelo cérebro que tem efeito analgésico e proporciona sensação de prazer”, explica a nutricionista Solange Guidolin Canniatti Brazaca, mestre em ciência e tecnologia de alimentos.
O ponto negativo é o fato de causar irritação intestinal em algumas pessoas. “Mas, na maioria dos casos, ela mais auxilia na digestão do que ocasiona transtornos, pois estimula as secreções do estômago e combate a formação de 

Nenhum comentário :